BANHEIROS PEQUENOS IDEIAS E SOLUÇÕES

Banheiros pequenos são sempre um desafio e muitas vezes, a falta de espaço é colocada como a grande dificuldade para se chegar a resultados diferenciados.

Porém, é possível aliar a funcionalidade e o conforto necessários nesse ambiente com soluções criativas, que façam o bom uso do espaço e, que além disso, colaborem para o melhor bem-estar dos usuários.

dicas-para-banheiro-pequeno

Revestimento

Uma boa dica para banheiros pequenos é utilizar o mesmo revestimento no piso e nas paredes. A continuidade de material integra o ambiente e promove a sensação de amplitude do espaço, alongando-o.

Com relação ao tipo e formato dos revestimentos, as formas retangulares ajudam a dar sensação de amplitude e a forma horizontal realça o sentido da largura, criando a ilusão de que as paredes também são mais largas.

Além disso, pode-se investir em pastilhas, material muito usado em banheiros. Elas são versáteis e podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos e cores, desde tons neutros até cores vibrantes.

Dicas-para-banheiro-pequeno-mesmo-revestimento-em piso-e-paredes-proporcionam-amplitude

Móveis

Planejar os móveis cuidadosamente é uma estratégia importantíssima em projetos de banheiros pequenos.

Um bom planejamento dos móveis do banheiro ajuda também a armazenar todos os itens e objetos do cliente de maneira organizada, sem prejudicar o visual do ambiente.

dicas-para-banheiros-pequenos-Moveis-planejados-em-banheiro

Espelho

Não é novidade que o espelho é uma excelente estratégia para proporcionar amplitude aos espaços. No caso de banheiros pequenos, ele também é muito bem-vindo não somente na parede da bancada, mas também em outros planos de paredes desse cômodo.

Uma dica interessante é substituir o tradicional box com porta de vidro por uma porta revestida com espelho, integrando e ampliando o ambiente.

dicas-para-banheiro-Uso-de-espelho-proporciona-amplitude-ao-banheiro

Cuba

A escolha da cuba também pode otimizar um banheiro pequeno. Nesse caso, recomenda-se prever uma bancada pouco larga para não dar a sensação de “sufocamento”.

A profundidade da bancada também deve ser reduzida para liberar mais espaço de circulação.

dicas-para-banheiro-pequeno-banheiro-com-cuba-de-semi-encaixe

Box

O box é um item importante em qualquer banheiro e deve ter espaço suficiente para acomodar sua função confortavelmente.

Em um banheiro pequeno, o box de canto pode ser uma boa opção para economizar espaço. Nesse caso, deve-se prever a localização da pia em uma parede e o vaso em outra, para possibilitar as circulações.

Resultado de imagem para modelos de box de canto

Iluminação

A iluminação também colabora para um bom projeto de banheiro de área reduzida. Quanto melhor iluminado o banheiro, mais prazerosa será a experiência do espaço, eliminando a sensação de apertamento.

temperatura da luz é outro item importante. Ela deve ser mais fria, na cor branca, pois a luz amarela pode interferir na percepção do usuário, alterando a cor da maquiagem, por exemplo.

A iluminação natural é sempre importante, mas na falta dela Arandelas ou luminárias laterais também auxiliam em tarefas como fazer a barba ou maquiagem.

Além da luz da bancada, o banheiro deve contar com iluminação geral para possibilitar a visão total e limpeza do ambiente. Recomenda-se também iluminar a área do box e criar efeitos de iluminação mais cênicos, que proporcionem aconchego e relaxamento.

Nichos embutidos e iluminados dentro e fora do box completam a decoração e deixam tudo a fácil alcance

Nicho no box

Os nichos para banheiro são ótimas opções para aproveitar o espaço vertical e ter lugar para guardar itens ou até objetos decorativos.

O recurso pode ser embutido dentro do box, dispensando o suporte para shampoo e liberando mais espaço para a área do banho. Outra forma de uso é instalar nichos externos na parede, caso não seja possível embuti-los.

Resultado de imagem para nicho nos banheiros

Aproveite as paredes e utilize prateleiras

As paredes de um banheiro pequeno são espaços muito preciosos que podem ser aproveitados para colocação de nichos, suportes e objetos de decoração.

Deve-se observar, porém, se esses elementos apresentam profundidades adequadas, que não gerem perigo de acidentes nem desconforto na hora da utilização do espaço.

Em muitas ocasiões é possível que os banheiros não tenham dimensões suficientes para acomodar armários e ainda garantir espaços de circulação confortáveis.

Nesses casos vale a pena substituir os armários por prateleiras, que tem aspecto mais leve, diminuindo a sensação de “peso” no ambiente.

Além disso, as prateleiras também podem ser confeccionadas em vidro, o que confere ainda mais leveza pela transparência e pouca espessura.

dicas-para-banheiro-pequeno-prateleiras-no-box

Aproveite o espaço acima do vaso sanitário

Outra solução interessante em banheiros pequenos é utilizar o espaço acima do vaso sanitário com prateleiras ou armários.

Essa solução é válida somente para banheiros que contem com vaso sanitário de caixa acoplada, pois é justamente a profundidade da caixa acoplada que permite a utilização do vaso sem que o usuário bata a cabeça no móvel.

dicas-para-banheiro-pequeno-Banheiro-com-armario-acima-do-vaso-sanitario

Contribuíram para estas dicas, Site Viva Decora e DECA.