O que é gestão de obras?

No Brasil, a gestão de obras é uma das atribuições do arquiteto devido seu aprofundado conhecimento em projetos, total domínio na especificação de matérias e seus acabamentos, facilidade em comunicar-se com varias disciplinas e também ao engenheiros e  foi regulamentada pela Lei 5.194, de 1966.

Gerenciar uma obra durante sua execução, tem a missão de cumprir o cronograma e a previsão financeira proposta no orçamento e executar tudo conforme o projeto definido.

Com isso, a sua principal finalidade é evitar erros nas etapas de construção e prever imprevistos. Protegendo seu projeto de perdas, atrasos e prejuízos, que comprometam a qualidade e o tempo da entrega.

O gestor de obras deve ter um perfil com características específicas. Como por exemplo: ser técnico, ser experiente e capacitada, organizada e ter conhecimentos variados em todas as modalidades da construção civil.

Modelos de gestão, deve ser definido previamente entre as partes envolvidas e acordadas em contrato.

No gerenciamento total, inclui-se a contratação de materiais, serviços e mão de obra sendo gerenciados pelo arquiteto.

Já a gestão parcial, confere alguns itens gerenciados pelo arquiteto, enquanto outros ficam sendo de responsabilidade do cliente.

“Um bom planejamento começa quando as tarefas são previamente definidas entre as partes envolvidas e acordadas em contrato”

Oque deve fazer parte de um bom planejamento?

Cronograma de obras

Cronograma físico financeiro

Gestão de compra de materiais e suas entregas

Gestão de equipes

Boa comunicação

Gestão de obras é a melhor garantia para que tudo fique pronto no tempo proposto e dentro do orçamento estipulado e acordo com o esperado.

Gostou? envie-nos uma mensagem e vamos conversar!!!